Últimas notícias

Outubro Rosa Café Caramello

04/10/2017

A Fábrica e franquias Café Caramello aderiram à campanha Outubro Rosa, que estimula a prevenção do Câncer de Mama que acomete mais as mulheres.

Fazer o autoexame é necessário. Procure um mastologista se perceber algum nódulo, isso pode salvar a sua vida. O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve nos seios. É necessário ficar atenta aos sintomas, fazer o check-up anual para os exames preventivos e fazer o tratamento assim que a doença for descoberta.

Fique atenta aos sintomas deste tipo de câncer:

  • Dor ou inversão do mamilo
  • Vermelhidão ou descamação do mamilo ou da pele do      seio
  • Aparecimento de nódulos (caroços) no seio ou na  axilas,  podendo apresentar dor ou não, serem duros e  irregulares ou macios e redondos
  • Presença de secreção pelo mamilo, sanguinolenta ou    não
  • Inchaço irregular em parte da mama, que pode ficar  quente e vermelha.
  • Irritação ou retração na pele ou aparecimento de rugosidade semelhante à casca de laranja
  • Nos casos mais adiantados, é possível aparecer ulceração na pele com odor desagradável

Veja como fazer o autoexame:

Como fazer o autoexame da mama
Para realizar o autoexame da mama é importante fazer a avaliação em frente ao espelho, em pé ou deitada:

Frente ao espelho

Deve-se ficar nua  em frente ao espelho e observar o tamanho, forma e cor das mamas, assim como inchaços, abaixamentos, saliências ou rugosidades.

Primeiro, deixar os braços para baixo, depois levantar os braços e observar as mamas; por fim, coloque as mãos apoiadas na bacia, fazendo pressão para observar se existe alguma alteração na superfície da mama.

Autoexame em pé

Em pé, o melhor momento é quando a mulher está no banho com o corpo molhado e as mãos ensaboadas.

Levante o braço esquerdo, colocando a mão atrás da cabeça e apalpe cuidadosamente a mama esquerda com a mão direita com movimentos circulares. Repita este passo para a mama do lado direito.

Ao se apalpar é necessário que a mulher faça com os dedos da mão juntos e esticados em movimentos circulares em toda a mama e de cima para baixo. Depois pressiona-se os mamilos suavemente para observar se existe a saída de qualquer líquido

Autoexame deitada

Para fazer o autoexame deitada é preciso deitar e colocar o braço esquerdo na nuca, colocando uma almofada ou toalha debaixo do ombro esquerdo para ficar mais elevado e mais confortável. Apalpe a mama esquerda com a mão direita e depois faça o mesmo procedimento com a direita.
Fonte de informações sobre Câncer de Mama: http://www.clinicadamama.com.br

Bem-vindos!

Conheça a empreendedora por trás do Café Caramello.

Saiba mais