Últimas notícias

Café Caramello comemora 4 anos de atividades

11/12/2016

Começar um negócio com apenas R$ 20 e quatro anos depois faturar R$ 2 milhões com uma microempresa não é para qualquer um. Mas foi isso que aconteceu com a jovem empreendedora Cristina Pascoli Tongo, que é empresária industrial e CEO & Founder Café Caramello. Mas antes de ser quem é, ela foi faxineira de sorveteria, vendedora de artesanato, compradora em empresa de granito, secretária na escola de sua mãe, Sônia, e braço direito do marido Alex Tongo na empresa de logística dele, cerimonialista e dona de produtora de eventos. Essa experiências profissionais lhe agregaram valor, porém, ela não tinha ideia de sua missão de vida até começar a fabricar o Creme de Café, Café Caramello. Atualmente, Cristina é a única mulher a ocupar uma cadeira na diretoria do Sincafé/Findes. E é reconhecida pela mídia e pelo empresariado capixaba, como especialista em Empreendedorismo e Inovação.

Em sua empresa, Cristina tem como braço direito, o marido e sócio Alex Tongo, que atua como diretor Comercial e de Expansão Franquias e é responsável pelo Setor Jurídico. Mantém uma equipe de assessoria de imprensa, consultores de Marketing, Gestão, Financeiro de Franquias, Setor de Suporte aos franqueados, e profissionais capacitados no Setor de Produção, de seu pequeno grande negócio, que ajudam a potencializar resultados.

Para chegar a este estágio, muita coisa aconteceu. Leia um pouco da história do Café aqui.

Não foi fácil, mas Cristina começou com o que tinha, fazendo o que podia. Foi fazendo parcerias com empresas públicas e privadas, cultivando relacionamentos com as mídias, com fornecedores e clientes, degustando e vendendo o Café Caramello em eventos, estudando, pesquisando, aplicando estrategicamente tudo que aprendeu, melhorando processos internos da fábrica e praticando qualidade que ela tornou sua empresa um case de sucesso, um negócio replicável, escalável e autosutentável.  Colocar em prática o modelo de micro franquia distribuidora Café Caramello foi sua grande saca para crescer mais rápido.

Em 2016, parcerias com instituições como Sebrae-ES, Findes, CNI e APEX Brasil renderam aportes de diferentes tipos proporcionaram crescimento para a fábrica de Café Caramello, que vão se estender também para 2017.

A exemplo de anos anteriores, este ano, a fábrica aumentou seu mix de produtos para 12 sabores de creme de café das linhas Premium e Goumet. Os mais recentes são os premiuns Cafés Black com 50% e 75% mais café, que estão sendo exportados para a China. O mais recente lançamento é da Campanha Natal Mágico Café Caramello, da linha gourmet de sabor Panetone, lançado na última Convenção do Café, em 16 de outubro. Também investiu em novos rótulos do produto, em máquinas e equipamentos.

Além de todas as publicações em mídias que teve em rede nacional, o Café Caramello ficou conhecido no mundo, por meio do Programa Pequenas Empresas Grandes Negócios, da Rede Globo.

A pequena e Fantástica Fábrica de Café, Café Caramello, que vinha exportando produtos para China, Coreia, EUA e Europa, conquistou o certificado Peiex, Programa de Extensão Industrial Exportadora, da APEX Brasil.

A marca Café Caramello tem, em seu DNA, a Inovação. Este ano, a fábrica cresceu, apesar da crise econômica e o Café Caramello está em expansão para o Brasil. Que ampliar seu mercado com franquias para quem quer ter seu próprio negócio. A fábrica/franqueadora, conta, atualmente, com 49 franquias em 12 estados brasileiros e pretende conquistar 200 franquias no território nacional. São franquias de baixo investimento inicial, que exigem trabalho dos franqueados, com tempo de retorno de investimento de 18 meses. Oferece todo o suporte necessário, foco estratégico para movimentar o negócio redondinho,  passo a passo do sucesso, visando que as franquias tenham rentabilidade, por meio de multi canais de vendas. Participe do processo seletivo de franqueados.Veja aqui mais informações sobre franquias.

Além de criar uma rede de franquias fortes e que agregam valor para os clientes, é objetivo da Café Caramello gerar empregos em sua região de origem e promover o crescimento econômico local e nos estados onde tem franquia, agregando responsabilidade social e ambiental.

Promovendo Inovação, dia a dia, em 2017, a fábrica também vai lançar no mercado seu novo modelo de negócios: lojas conceito Café Caramello para shoppings e aeroportos e monodoses de Café Caramello com embalagem personalizada para pontos de venda (PDV’s) e já se prepara para implantar franquias internacionais.

Para Cristina, o segredo do sucesso é gostar do trabalho que faz, encontrar prazer nele e se dedicar a ele, aproveitando ao máximo a própria capacidade. É tornar-se alguém útil, analisar seu trabalho para adquirir uma boa compreensão do que pode fazer sozinho e do quanto deve contar com outras pessoas para levá-lo adiante, usando suas competências gerenciais, e ter satisfação interior. É praticar empreendedorismo, inovação e associativismo, acompanhar as tendências de mercado no Brasil e no mundo, investir no negócio, inovar, fazer diferente, usar a criatividade para fazer mais com menos e não ter medo de mudar, sempre que for necessário, se reinventar todos os dias e ficar de olho na concorrência. Ela, que já realizou tantos sonhos, deseja conquistar o mundo. E esta conquista já começou!

Neste 11 de dezembro de 2016, a equipe Café Caramello comemora o aniversário e os quatro anos de atividades da fábrica.

Comemorem conosco!

Sejam todos bem vindos à Fantástica Fábrica de Café, Café Caramello.

Desejamos a todos um Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

Assistam o vídeo de aniversário e de Natal que preparamos para vocês que nos acompanham.

Nosso muito obrigado a todos! Estamos juntos!

Equipe Café Caramello

 

 

 

 

Bem-vindos!

Conheça a empreendedora por trás do Café Caramello.

Saiba mais